terça-feira, 10 de março de 2015

Arroz de Frango no Forno

Boa tarde!

Por aqui o trabalho tem sido mais intenso e por isso fica difícil dedicar muito tempo a este cantinho de que gosto tanto.
Mas cá estou, com um dos meus pratos preferidos: arroz de frango no forno.
É um prato reconfortante, que me aquece a alma e me acalma o coração, que me leva de viagem até à casa dos meus avós e me deixa feliz!
Este tem algumas coisas diferentes e é ótimo! Cheio de sabor, simples de fazer e muito económico.
Quero agradecer a este blogue maravilhoso, que me serviu de inspiração (nesta e em tantas outras receitas). Obrigada.

Arroz de Frango Apetitoso
Ingredientes:

Para a carne:
1/2 frango
1 cebola inteira 
1 folha de louro
5/6 grãos de pimenta preta
1 c. de café de cominhos moídos
3 cravinhos
200ml de vinho tinto
Sal q.b.

Para o arroz:
1 chávena de arroz
3 chávenas de caldo de cozer o frango (a mesma medida da chávena do arroz)
1 cebola picada
1 colher de chá de pimentão doce
125g de bacon aos cubinhos
1 chouriço às rodelas
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:

Coza o frango numa panela com água, a cebola inteira com os cravinhos, a folha de louro, os grãos de pimenta, os cominhos, o sal e o vinho tinto. Depois de cozido, deixe arrefecer e retire a pele e os ossos e desfie. Reserve o frango e coe o caldo da cozedura, reservando também.
Num tacho grande com um fio de azeite, leve a cebola a refogar. Junte o pimentão-doce e envolva. Adicione o bacon e o chouriço e deixe fritar um pouco.
Acrescente o arroz e mexa delicadamente para envolver tudo. Regue com o caldo da cozedura do frango e deixe ferver, mexendo várias vezes. Retifique o sal, junte o frango já desfiado e deixar apurar até o arroz estar cozido (mas não demasiado, cerca de 10min).
Leve ao forno a secar e a dourar com rodelas de chouriço por cima.
Sirva quente, com umas rodelas de laranja e uma salada verde.
Espero que gostem!


3 comentários:

  1. muito bom aspeto de certeza bem saboroso.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adoro e há séculos que não faço
    Esse ficou uma maravilha
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Ana pelo voto de confiança, espero que tenha ficado do teu agrado. Bem que podia ser o meu almocinho hoje ;). beijinhos e continuação de boas receitas.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!